Dicas - 6/12/2017
Trufas Brancas
A espécie de cogumelos mais rara, mais cara e mais maravilhosas do mundo. Estes fungos incríveis crescem naturalmente na terra, uns 20 centímetros da superfície, perto das raízes de alguns tipos específicos de árvores. Dependem de fatores climáticos e ambientais para se desenvolverem, e até hoje não descobriram com é o seu “cultivo”. Mas não se anime, infelizmente elas não são encontradas no Brasil, aliás, são em poucos lugares do mundo que elas nascem. Para encontrá-las, o homem precisa da ajuda cães farejadores especialistas. Eu tive a grande oportunidade de acompanhar uma caçada às trufas na Itália: logo pela manhã, chegamos à mata com os caçadores e os seus simpáticos cachorrinhos, em poucos minutos os cães saem freneticamente farejando o solo em busca da tão almejada iguaria. Para a nossa sorte perspicaz farejador começa a cavar o solo, rapidamente o caçador premia o astuto cãozinho e o afasta do local, pois as trufas são super sensíveis. Com uma sensibilidade cirúrgica, o caçador começa a retirar a terra para, em hipótese alguma, machucar a trufa. De repente um aroma único, intenso e fascinante invade aquele ambiente e os nossos narizes… que mágico! Fico arrepiado de lembrar desta experiência.
Encontramos uma grande e perfeita trufa branca. Mas o melhor desta história ainda estava por vir. Fomos convidados por esta família, de uma hospitalidade de dar vergonha, para um jantar regado à trufas brancas. Foram 4 pratos, um ovo poché, uma sopa creme, uma massa e uma carne, todos eles finalizados com finas e elegantes fatias de trufas brancas que foram caçadas naquele mesmo dia… não existe nada igual!!!
Mas como estas trufas são muito perecíveis, a cada dia que passa ela vai perdendo o seu aroma e a sua textura, dura no máximo uma semana. Encontramos no mercado o azeite de trufas, algumas empresas preparam este ingrediente com muito profissionalismo e conseguem reproduzir o fascinante aroma da trufa. Sugiro que este azeite seja utilizado para finalizar os pratos e o mais importante de tudo, com parcimônia. Viva as Trufas Brancas!!!!!